sexta-feira, 8 de junho de 2007

A REPERCUSSÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL NA ORGANIZAÇÃO

INTRODUÇÃO

A repercussão da questão ambiental dentro da organização e o crescimento de sua importância numa empresa podem ser compreendidos como cortes de custos conseguidos pela empresa, através da performance ambiental da mesma. Os cortes estariam no reaproveitamento e venda dos resíduos, aumento de reciclagem, diminuição do nível de efluentes ou reutilização dos mesmos que venha a ter algum ganho de energia ou de material contida no processo de produção.

IMPACTO NA ESTRATÉGIA

O impacto da variável ecológica na estratégia de organização esta ligado diretamente a seu potencial poluidor. Existem dois influenciadores desta variável que são as mudanças no ambiente futuro e ambiente imediato. Essas mudanças ambientais, tanto antecipar quanto adaptar tais problemas acabaram resultando em planos estratégicos de organização, que pode ser divididos em dois níveis:
Informal: Clima Organizacional; Conscientização; Relações com a Comunidade.
Formal: Com inclusão de funções, atividades em relação a variável ecológica.
Influências nas demais unidades administradoras
As áreas administrativas são afetadas diferencialmente em relação a questão ambiental. Neste sentido para que a causa da empresa atinja seus objetivos as, atividades devem atuar junto aos demais setores da empresa, buscando integrar profissional, responsável em perfeita sintonia de interesse.

PRODUÇÃO

A tecnologia de produção e de operação esta intimamente associada com indesejáveis saídas, tais como os resíduos e a poluição. Então a área de produção possui de tal forma, envolvimento com a questão ambiental. Em virtude disto, o processo de produção e o meio ambiente deverá empenhar – se num menor consumo de energia, redução de resíduos e insumos, e na obediência quanto aos padrões de emissão e controle do fluxo de efluentes. Para que isso ocorra de forma segura, deverá ser dada especial ênfase ao sistema de manutenção de equipamentos e instalações. A execução de auditorias ambientais periódicas, que possibilitará informações sobre como agir rapidamente diante dos problemas causados efeitos ambientais diversos, além de manter e melhorar a eficiência produtiva através de medidas souber quantidade do ar e de água, testes e efeitos sobre os trabalhadores e comunidades, em relação aos padrões exigidos pela legislação.
Nesse sentido, a associação entre produção-qualidade e meio ambiente-segurança é fundamental para a sobrevivência da empresa.
Em relação à economia de energia e água constitui um item potencial de redução de custos da empresa e preservação ambiental.
É importante que a empresa possa desenvolver auditoria interna em relação ao consumo de energia e água. Dessa forma, poderão ser implementadas medidas de economia de energia e água.
Quanto aos resíduos, a possibilidade de reutilização e de reciclagem tem feito da administração dos resíduos importante atividade dentro da área de produção.
Deve-se efetuar uma auditoria interna para avaliar a produção e a disposição dos resíduos, bem como averiguar as fontes de emissores e seu respectivo controle. Se possível formar parcerias e associações com empresas para lidar de forma conjunta com esse problema. Investigar alternativas para reduzir ou eliminarem resíduos e emissores. Manter-se informado sobre possibilidades de reciclagem.
O local de trabalho, também esta incluído na gestão ambiental, as condições do ambiente interno são fundamentais para a saúde física e mental dos que ali trabalham e para o bem estar de toda a organização.
A ligação dos aspectos físicos com os aspectos psico-sociais do trabalho e seu adequado funcionamento esta diretamente associada à qualidade ambiental.
Em alguns ramos industriais de grandes custos devem ser estabelecidas normas e cronogramas para a manutenção preventiva e auditoria sistemática das atividades sujeita a acidentes podendo acarretar nos trabalhadores e nas comunidades onde as empresas estão localizadas.





PESQUISA E DESENVOLVIMENTO

O P&D tem como objetivo adaptar os bens e serviços oferecidos pela empresa às necessidades do mercado; avaliação da performance técnica do processo e do produto e desempenho em termos ambientais para produtos sujeitos a legislação Ambiental.
Tendo como tarefa a identificação dos produtos desde sua concepção até a possibilidade de reciclagem, olhando o critério ambiental, possibilitando assim o desenvolvimento de produtos ambientalmente seguros com menos materiais tóxicos, levando em conta a saúde e o bem estar das pessoas e do ecossistema.
Depois de avaliados os produtos nos laboratórios da P&D, a responsabilidade pela implementação, execução e reciclagem caberá a área de Produção (suprimentos).

SUPRIMENTOS

A área de suprimentos assegura que a empresa seja capaz de produzir e distribuir os bens de forma econômica. Junto a essa área, o meio ambiente inicia seu trabalho, analisando a situação atual, coletando todas as informações necessárias.
As curvas de Pareto e ABC que identificam os materiais mais consumidos e custosos podem ser utilizados para identificar os produtos mais nocivos ao ambiente. A substituição de substâncias tóxicas e perigosas entre outras desempenham preocupação ambiental na área de suprimento.

MARKETING

Compreende uma série de atividades com objetivo de viabilizar a chegada do produto acabado ao consumidor final.
Essa área avalia as embalagens, o uso excessivo de papéis não reciclados, sobre o produto para o “mercado verde” onde todas as informações sobre o produto esta contida na caixa.
Assim sendo o entrosamento entre a área ambiental, a área de Marketing e a área de P&D deve ser caracterizado pela melhoria das decisões da empresa na concepção e desenvolvimento de produtos que possibilitem melhorias em seus atributos ambientais.


RELAÇÕES PÚBLICAS/COMUNICAÇÕES

Estabelece uma ligação entre a empresa e o público em geral, criando um clima de confiança e compreensão. A área ambiental deve participar de forma integrada com a empresa.
Ainda hoje, o comportamento de muitas organizações e de manter o silêncio sobre as questões ambientais e cercar do máximo sigilo todas as informações sobre como os produtos são produzidos. Essa atitude esta completamente equivocada, pois resulta numa falsa avaliação do que esta sendo feito.
A empresa deve implementar medidas efetivas para a preservação, estabelecer ligações com órgãos de controle, estando assim preparados para enfrentar a nova realidade dos negócios.

RECURSOS HUMANOS

Os recursos humanos estão diretamente ligados à área ambiental, pois á ela que será conscientizada e poderá conscientizar seu público, e para que isso aconteça a empresa tem que programar e dar um incentivo aos seus funcionários para que eles possam participar de cursos formadores de consciência voltado para o meio ambiente, diminuindo custos na fábrica, resíduos, etc. Desse modo haverá uma integração da comunidade que vai refletir os bons resultados.

PLANEJAMENTO

O planejamento deve ser feito para constatar inicialmente o que o mercado tem feito e em seguida avaliar a empresa e traçar metas para o poder administrativo liberar recurso para conclusão desse projeto devendo começar com os mais simples que geram boa imagem, como economizar água e energia, realizar reciclagem para depois ir para os mais polêmicos e depois medidas benéficas ao meio ambiente que não tragam lucro.
Deve se adequar a estrutura com novas plantas e projetos que estejam dentro das legislações vigentes em cada região e aquisição de licença ambiental.



FINANÇAS

O investimento financeiro na área ambiental é um ponto que deve ser trabalhado, mas os resultados do investimento do investimento de médio e longo prazo e devem ser feitas avaliações criteriosas que possam ao longo da produção trazer resultados benéficos a empresa poluidora e ao meio; para que a empresa possa implantar tais projetos tem que haver um incentivo fiscal por parte do governo para que a empresa invista em projetos ambientais de grande porte

CONCLUSÃO

Para que tudo isso aconteça é fundamental a conscientização dos responsáveis pelo funcionamento da empresa da sociedade como um todo, harmonia e integração da área ambiental com as áreas dos funcionários e superação dos temores do natural dentro e fora da empresa.

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